07/06/2023 | Educação

Centenário é celebrado com plantio de árvores em todas as obras Notre Dame

O dia 07 de junho de 2023 foi celebrado em todas as Comunidades Educativas da Rede Notre Dame os cem anos do início da missão ND no Brasil. Nesta data, em 1923, dez Irmãs chegavam em Passo Fundo, inspiradas pelo desejo de proclamar o Evangelho, oportunizar a educação e trazer para o nosso país o carisma Notre Dame.

Com espírito de alegria e gratidão, a história das Irmãos pioneiras foi relembrada em cerimônia realizada com a presença de Irmãs de Notre Dame, da Província Nossa Senhora Aparecida, e de colaboradores da Instituição. Para marcar esse momento importante, foram plantadas mais de cem mudas de árvores, representando o amor, a benevolência e o cuidado que as religiosas, ao longo desses cem anos, demonstraram às pessoas e ao planeta.

O plantio realizado na Semana do Meio Ambiente, também mobilizou outras atividades. No Colégio Maria Auxiliadora, a Caravana do Meio Ambiente, da Prefeitura de Canoas, participou do momento, e ainda apresentou uma esquete teatral, abordando questões ambientais e de saúde pública. No Colégio Santa Teresinha, o gesto simbólico ocorreu no Parque do Trabalhador e no parque do Colégio, em Taquara, como sinal de gratidão a todas as pessoas que fazem parte dessa história.

Os alunos da Escola Sagrada Família participaram do plantio de árvores nativas, sendo uma plantada no bosque da escola e outra no pátio da Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Rolante.

Em Pedro Osório, o plantio envolveu os alunos de todos os níveis de ensino da Escola Sagrado Coração de Jesus. Eles se dirigiram até a Praça Antônio Satte Alam, onde os próprios alunos plantaram as mudas.

No pátio da Escola de Educação Infantil Notre Dame, de Nova Santa Rita, os alunos ajudaram a plantar as mudas, em cerimônia que contou com a presença do Reverendo Leonardo da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, famílias, professoras, colaboradoras, além das Irmãs de Notre Dame.

Em Palmas, no Tocantins, o plantio de árvores nativas foi feito no último dia 27 de maio, mesma data em que foi celebrado os 30 anos da Missão na Comunidade Santo Antônio do Aureny III.

Já a Escola Estrela do Mar, os alunos fizeram do plantio um momento especial de ação de graças, realizado na praça Coronel Dedé Serpa, em de São Lourenço do Sul. O Parque João Vieira, em Júlio de Castilhos, foi o local escolhido para receber a árvore do Centenário, plantada pelos alunos da Escola Maria Rainha. A celebração ainda teve um momento de espiritualidade com a bênção do Padre Ruben Natal Dotto.

Na Escola Santa Catarina a atividade foi conduzida pelas Irmãs, que abençoaram o solo antes de plantarem a árvore, numa celebração de louvor e muita gratidão. Na cidade vizinha, São Sepé, o Padre Dalvino Dalmolin abençoou o momento celebrativo, com a muda do Centenário plantada no pátio da Escola Madre Júlia.

Em todos estes locais em que foram plantadas, a expectativa de que germinem e tornem-se tão frondosas quanto a obra Notre Dame. “Celebrar os 100 anos da presença das Irmãs no Brasil é recordar com gratidão o início da missão pelas Irmãs pioneiras e fidelizar o carisma com esperança e coragem, dando continuidade a esse serviço tão lindo e desafiador de construção do Reino de Deus”, salienta a Presidente da Associação Notre Dame e Provincial da Província Nossa Senhora Aparecida, Irmã Shirle Maria.

WhatsApp