26/12/2022 | Educação

Documentário reconta a trajetória dos cem anos das irmãs de Notre Dame no Brasil

Centenas de pessoas prestigiaram o lançamento do documentário alusivo ao centenário da presença das Irmãs Notre Dame no Brasil. A cerimônia ocorreu na segunda-feira, dia 19 de dezembro no Colégio Maria Auxiliadora (CMA), e reuniu pais, alunos, ex-alunos, professores, colaboradores, autoridades locais e as irmãs religiosas que integram a Província Nossa Senhora Aparecida da Rede Notre Dame, com sede em Canoas.

O longa-metragem intitulado “Nos traços do Bom Deus, escrevemos nossa história” rememora a trajetória, desafios e conquistas desde o surgimento da Congregação na Europa e a fundamentação dos princípios religiosos e educacionais, a chegada das primeiras irmãs em terras brasileiras em 1923, até os relatos atuais das famílias sobre as vivências dos valores dentro das instituições da Rede Notre Dame. O filme foi realizado em parceria com a Província de Santa Cruz, de Passo Fundo.

A superiora da Província Nossa Senhora Aparecida de Canoas, Irmã Vania Maria Dalla Vecchia, destacou que é uma grata satisfação compartilhar um pouco da história dos cem anos de presença das irmãs de Notre Dame no Brasil. “Em 1923, dez corajosas missionárias vindas da Alemanha tiveram ousadia e coragem de deixar a sua pátria e escolheram o Brasil como terra de missão. Através do carisma, da bondade e da firmeza e, por competência da educação Notre Dame, expandiram as fronteiras e estabeleceram raízes em solo brasileiro. Esse momento é uma oportunidade para olharmos o passado com gratidão e hoje colhermos os frutos da semeadura destes cem anos de história”, enfatizou.

Parte da história

O diretor do CMA, Vagner Paulo Maccalli, afirmou que é com alegria que se encontram nessa noite para vivenciar juntos esse momento. “De certa forma, a história do centenário faz parte da nossa vida e nós também fazemos parte dela. O carisma, a espiritualidade Notre Dame marcou e marca a nossa vida, e continuará marcando a vida dos brasileiros. É um privilégio e uma honra poder estar aqui celebrando esta noite e ser parte desta história”, acrescentou.

A Irmã Maria Lourdes Urban, coordenadora estadual da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB/RS) e membro da Província de Passo Fundo, recordou que a sua mãe estava presente na estação de trem no dia da chegada das religiosas no município em 1923. “É um fato que me emociona a cada vez que eu penso nesses cem anos, e nas milhares de pessoas que passaram e ainda irão passar pela história da congregação aqui no Brasil.”

A secretária de Educação do Município de Canoas, Beth Colombo, relatou que é uma alegria estar junto com a comunidade festejando os cem anos de Notre Dame no Brasil. “Pra nossa alegria e realização as irmãs vieram para Canoas, para celebrar o convívio e a formação de homens e mulheres, de cidadãos do bem que passaram e passam por essa escola. A história das irmãs aqui na cidade se confunde com a história de Canoas, que é um pólo privilegiado de educação e pelo potencial educacional que temos e isso se deve a quem iniciou essa luta, e as irmãs de Notre Dame estavam aqui quando a história de Canoas começou a se tornar uma realidade”, frisou.

WhatsApp